Esta semana participei de um workshop realizado na Sala Cultural Design Brasil, aqui em Ribeirão, foi ministrado pelo Daniel, da P
unto e Filo, sob o tema "Tapetes no Mundo Contemporâneo". Foi muito interessante conhecer o processo de produção dos tapetes e ver os detalhes que fazem a diferença na hora de escolher.
Além de conhecer os detalhes da empresa e o processo de produção foi bom discutir diversas maneiras em que os tapetes podem ser utilizados. Por exemplo, atualmente é possível inseri-los em ambientes hospitalares, para tornar o ambiente mais agradável aos pacientes. Claro que também é necessário ter o cuidado de escolher o material adequado ao uso, para evitar a proliferação de ácaros e bactérias. Com a tecnologia atual é possível utilizá-los sem prejudicar a higiene.
Em lugares que precisam de tratamentos acústicos, como um grande home theater, pode-se utilizar nas paredes que melhora muito a acústica. Além disso, os tapetes são muito importantes para personalizar o ambientes, delimitar espaços e deixar mais aconchegantes. Com o desenvolvimento dos fios utilizados em alguns tapetes, como os que foram apresentados, é possível lavar, além de serem anti-bacterianos e anti-estáticos, assim facilita a manutenção.
Separei algumas imagens da
Casa Cor Campinas 2012 publicadas no site da revista abril para mostrar alguns exemplos que achei interessante!
Acima, achei muito legal como o tapete acompanha os móveis. Esta é uma tendência onde o tapete é escolhido pensando exatamente na localização dos móveis do ambiente de uma forma inusitada!
Aqui o tapete é utilizado para delimitar um espaço de maneira a separar o living da copa.
Esta imagem acima é boa para demonstrar a correta colocação do tapete em um escritório ou até mesmo em uma sala de jantar, pois é possível puxar as cadeiras para sentar sem que saiam do tapete.
Neste caso o tapete foi colocado quase na sala inteira e finaliza quando encontra o hack. Também é uma ótima opção, pois não limita a circulação, nem colocação de móveis e deixa o ambiente muito agradável.
Nesta imagem o tapete foi usado para delimitar um espaço mais descontraído, além de acrescentar estilo e elegância!
Por fim, na hora de escolher um tapete é sempre importante verificar as medidas da sala e dos móveis, para que não atrapalhe a circulação e a disposição dos móveis. Outra dica que uso bastante é que se o ambiente está com cores neutras vale ousar no tapete! Mas se já estiver com muita informação, vale investir em um tom mais neutro! Agora o difícil é decidir entre tantas opções!!