quinta-feira, 13 de setembro de 2012

2

Palestra Polo AD / Escritório Piratininga


Nesta semana o Polo AD de Ribeirão Preto, promoveu uma palestra com os Arquitetos José Armênio e Renata Semin do escritório de arquitetura Piratininga, na UNIP. O tema foi: 3 décadas de arquitetura em São Paulo.



Foram apresentados alguns projetos do escritório onde foram discutidos os conceitos e processos de desenvolvimento. Um dos projetos apresentado foi a Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, primeiramente concluída em 1942, com projeto do arquiteto francês Jacques Pillon. Em 1992 foi tombado pelo patrimônico histórico. Houveram algumas reformas, mas o edifício estava bastante degradado. Um dos principais partido foi a circulação do edifício que já era bastante interessante e foi enfatizada. A biblioteca permite diversos acessos para facilitar o circulação e integração ao local. Na fachada há elementos que protegem tanto do sol quanto do ruído, pois está localizada na rua da Consolação, onde há tráfego intenso. Houve grande cuidado com a iluminação e disposição dos mobiários para que tivesse quantidade adequada de luz e os usuário se sintam confortáveis.

Foi muito interessante e prazeroso acompanhar o processo de criação que nos foi apresentado pelo escritório. Foram expostos seus conceitos, processos de trabalho, além das influências que tiveram da  Arquitetura Paulista, dos arquitetos Artigas e Paulo Mendes da Rocha, além da faculdade de arquitetura FAU-USP.

FAU-USP

Outro assunto bastante discutido foi a questão do Urbanismo Sustentátel, a importância de desenvolver as cidades com cuidados para que se tornem ambientes agradáveis e seguros. Grande parte das cidades brasileira se desenvolveram sem planejamento, isso gerou graves problemas, desde poluição, trânsito intenso de veículos, até mesmo perigos de atropelamentos, entre outros. Até mesmo as ciclovias, que são bastante discutidas atualmente, não são implantadas de maneira correta, sendo apenas adaptações de falta de planejamento. Assim é impressindível buscar soluções para o crescimento organizado dos centros urbanos.

Ciclovia Pinheiros

2 comentários: